Caracterização do Projeto
O presente projeto consiste em se trabalhar a música em associação com os conteúdos ministrados nas aulas de Língua Inglesa. Observa-se que aulas de inglês que se resumem a exploração de regras gramaticais e leitura de textos não suficientementes atrativas para os alunos. Assim, é que se coloca o projeto na tentativa de ensinar inglês através da música. Os alunos são levados a montarem um show ao final do projeto com canções inglesas as quais numa fase anterior são usadas para explorar os conteúdos trabalhados em sala durante o ano letivo.
Justificativa do Projeto
Sabe-se que a música é uma das expressões artísticas que mais fala ao coração do homem. É difícil encontrar alguém que não goste de música; há sempre um estilo que combina com o gosto pessoal de cada um. Assim, usa-se a música como instrumento de motivação para o ensino de Línguas Estrangeiras como fator de grande importância. E se é verdade que a música tem um longo alcance nas pessoas de todas as idades, muito mais é o seu efeito junto aos adolescentes. Dessa forma, usar música como pretexto para fixar pontos gramaticais e/ou provocar discussões sobre aspectos sociais e culturais de um povo é muito útil, além de muito prazeroso.
Objetivos
OBJETIVO GERAL:
Melhorar a qualidade das aulas ministradas em Língua Inglesa, utilizando a música para despertar o interesse dos alunos e consequentemente melhorar o aprendizado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•Melhorar no tocante a entonação e pronúncia;
•Explorar os conteúdos gramaticais a partir de letras de músicas;
•Utilizar estímulos audio-visuais para atrair a atenção dos alunos;
•Inserir o conhecimento da cultura inglesa através da música;
•Explorar o lúdico com a intenção de tornar mais agradável o aprendizado de Língua Inglesa.
METODOLOGIA
O projeto fora desenvolvido para ter ao menos três fases:
* A primeira fase será realizada em sala de aula levando em conta os seguintes passos:
* Os alunos de cada turma formam equipes de no máximo cinco membros;
* Escolhem uma música em inglês de qualquer gênero;
* Procuram o professor para inscrevê-la e verificar se a música escolhida ainda não fora inscrita por outra equipe da escola;
Montam o trabalho escrito que tem como itens obrigatórios:
* Letra da música
* Tradução;
* Aprofundamento de um ou mais pontos gramaticais e/ou textuais que estejam sendo trabalhados em sala ao longo do bimestre.
A apresentação:
* Leitura da letra da música por cada membro da equipe;
* Apresentação dos tópicos gramaticais e/ou textuais;
* Distribuição de cópia da letra para todos da turma;
* Ouvir CD;
* Equipe vai cantar a música.
Observação:
A primeira fase é obrigatória para todos e conta como nota parcial.
A segunda fase será realizada no palco da escola, onde se apresentarão somente os melhores trabalhos da primeira fase.
A terceira fase será realizada em local previamente agendado e nela se apresentarão tão somente os melhores trabalhos de cada escola.
Obs: A segunda e terceira fase é opcional e tem como prêmio troféu e nota na disciplina de língua inglesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário