E.E.F.M JOSÉ MILTON DE VASCONCELOS DIAS
TÍTULO DO PROJETO: FLERTANDO COM A LITERATURA
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA, ARTE
PROFESSORA RESPONSÁVEL: MARIA VERA LUCIA DE OLIVEIRA
TURMA(s): 1° , 2º e 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
I- JUSTIFICATIVA:
Uma escola comprometida com os verdadeiros ideais de educação deve buscar constantemente situações de aprendizagem que ajudem seus alunos a se descobrirem cidadãos do mundo. Por isso deve trabalhar para desenvolver potencialidades, formar competências, favorecer oportunidades, a fim de que adquiram autonomia progressiva e saibam partir de referências para construírem novos conhecimentos.
A escola contemporânea vem descobrindo a importância da leitura e o papel fundamental que o professor tem no desenvolvimento da capacidade leitora de seus alunos. Ler, entender, opinar, compartilhar são ações que formam alunos pensantes e participantes, sabendo observar valores, socializar e transformar novos saberes. Ler, também por prazer! Descobrir o inusitado, ver o outro através das palavras, sentir o outro. Deleitar-se, ir além do pensamento.
Sabendo que a leitura é “ uma janela aberta para o conhecimento de mundo”, justifica-se um trabalho de incentivo cada vez maior, crescente, contínuo e permanente nesse sentido . As dificuldades de leitura, escrita e compreensão apresentadas pelos alunos, bem como sua resistência em relação aos textos literários impulsionou a elaboração do projeto “ Flertando com a literatura “.
Esse projeto, como o título sugere, é uma tentativa de propiciar o contato do aluno com o texto literário de forma livre, sem a obrigatoriedade de um trabalho escolar que vise apenas a nota, de modo que ele possa “ flertar” com os gêneros literários, buscando conhecer suas especificidades, emocionar-se e, aos poucos, ser conquistado por esse universo mágico do conhecimento, que é a Literatura.
Para romper essa resistência ao texto literário e proporcionar os primeiros contatos com esse universo a ser desvendado, optou-se pela poesia, fábula, conto e crônica, por serem textos geralmente curtos, mas que permitem muitas possibilidades de explorar e entender o que as palavras sugerem e nem sempre mostram de forma clara, como um jogo em que cada um vai decifrar o que está por trás delas. Por outro lado o projeto também permite o contato com o gênero romance, abordando os clássicos e os contemporâneos. O “Flertando com a Literatura ” busca despertar o interesse pela Literatura, incentivando a leitura através de atividades diversificadas que favoreçam a criatividade, a expressão oral e escrita., possibilitando também elevar a auto-estima do educando.Como diz Marisa Lajolo a pessoa que entra em contato com esse universo literário torna-se uma pessoa mais dona de si, pelo que vivenciou nas leituras que fez e nas escritas que produziu.
II- OBJETIVO GERAL
· Incentivar a leitura de textos literários.
III- OBJETIVOS ESPECÌFICOS
· Apresentar os gêneros literários através de atividades diversificadas e prazerosas.
· Despertar a compreensão crítico-reflexiva em relação aos textos literários favorecendo a expressão oral e escrita.
· Conscientizar o aluno de que a Literatura proporciona novas possibilidades de
conhecimento e interação.
· Elevar a auto-estima do aluno facilitando a socialização com a comunidade
escolar através da exposição e da apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
IV- METODOLOGIA
A metodologia para implementação do projeto “ Flertando com a literatura ” baseia-se na busca pelo prazer de ler, compreender e descobrir novos saberes que o universo literário possibilita, através de atividades diversificadas e criativas orientadas pelo professor e desenvolvidas pelos alunos em produções individuais e coletivas, procurando socializar e valorizar os trabalhos produzidos e os resultados conseguidos no decorrer do projeto.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
· Apresentação de gêneros literários diversificados e suas especificidades.
· Roda de leitura.
· Escolha de textos literários para serem produzidos de forma artística:
declamação, dramatização, dança, música, desenho.
· Produção de textos literários.
· Apresentação dos trabalhos e socialização com a comunidade escolar.
V- RECURSOS
Livros didáticos e de pesquisa;
Livros paradidáticos: ( literatura em minha casa ) Para gostar de ler;
poesia, conto, crônica e fábula.
Laboratório de Informática.
CD’s
DVD’s
barbante, cola, fita adesiva, papel ofício, pincéis, canetinhas, lápis de cor.
máquina fotográfica.
colaboração dos professores, funcionários e núcleo gestor.
VI- CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:
As atividades serão desenvolvidas mensalmente ( quatro aulas ) no decorrer do ano letivo e as apresentações serão bimestrais.
VII- AVALIAÇÂO:
A avaliação deverá se processar de forma natural, através da conversação diária, da observação de mudanças de atitudes e nos registros da rotina de atividades vivenciadas. Serão observados, também, os aspectos de participação e desempenho nas atividades propostas: leitura, compreensão, pesquisa, expressão oral, dramatização e produção escrita. Assim procedendo, poderemos verificar a capacidade e o potencial dos alunos, suas dificuldades e seus limites, incentivando e interferindo caso necessitem de ajuda para alcançarem vôos cada vez mais altos no universo da literatura.
VIII- CULMINÂNCIA / IMPACTO
As leituras,os trabalhos e atividades desenvolvidos em sala de aula e /ou em atividades domiciliares serão apresentados para a comunidade escolar bimestralmente com o objetivo de valorizar a criatividade, a expressão oral e escrita, elevando a auto-estima do aluno, facilitando a socialização e, promovendo,assim, uma melhoria no processo ensino-aprendizagem.