MOSTRA DE CINEMA MILTON DIAS!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs.


Prezado(a) cursista,

Queremos convidá-lo para uma fascinante aventura: refletir sobre algumas características da época em que vivemos, tomar consciência do papel da tecnologia na vida cotidiana, compreender a construção do conhecimento na sociedade da informação, descobrir como participar mais efetivamente desse processo e como inseri-lo em sua ação profissional de educador, contribuindo para a qualidade da educação e a inclusão social das crianças, jovens e adultos brasileiros. Convidamos você a participar do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs.
Nos próximos meses, você vai interagir com seus colegas e com a equipe do curso e viver a estimulante experiência da construção coletiva de conhecimento, ou seja, ao mesmo tempo em que abordamos diversos temas relacionados a integração de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, vamos nos organizar como uma comunidade de prática e de aprendizagem.
Desejamos que tenha sucesso nesta aventura de compreender o que significa ser professor na chamada sociedade do conhecimento.
Bom curso para VOCÊ!

OFICINA SPAECE - ESTUDO E APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS!


Todos têm o direito de aprender.

SPAECE -
SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ/2010

AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO


Previsão para Novembro de 2010.

A avaliação é importante para melhorar a educação pública de nosso Estado.

PARTICIPE!


PARABÉNS!

Alunos do Ensino Médio EEFM José Milton de Vasconcelos Dias com Melhor Desempenho Acadêmico no SPAECE/2009, premiados com um microcomputador.


IAN DA SILVA RODRIGUES 3º ano "A" (2009)

ALYSSON CUNHA MORAIS 3º ano "A" (2009)

ISABEL SILVA DO NASCIMENTO 3º ano "A" (2009)

FCO. DÁRIO FERREIRA DA SILVA 2º ano "F" (2010)

WEBSON LAURENTINO DE MACEDO 3º ano"B"(2010)

Sucesso!


NOSSOS PROJETOS!


Projeto - Horta Orgânica Escolar

1. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO

O projeto “Horta orgânica escolar” trabalha com a produção de hortaliças plantadas em um espaço que será reservado ao lado da escola com boa insolação e as demais condições básicas para tal empreendimento, coordenados pelos professores com a colaboração dos alunos monitores, será um recurso pedagógico para as aulas práticas e fonte de alimentos para a merenda escolar dos alunos, membros da comunidade poderão colaborar e também levar alimentos do canteiro, visto que são essenciais para a saúde, pois não são utilizados agrotóxicos.
Os produtos adquiridos no mercado pelos consumidores são de grande risco a saúde uma vez que para produzi-los são necessárias grandes quantidades de defensivos agrícolas por conta da suscetibilidade a pragas e doenças e perecibilidade do produto final, fatores que contribuem sobremaneira para a sua baixa qualidade.

2. JUSTIFICATIVA DO PROJETO

O projeto justifica-se pelos seguintes motivos:
• Sabe-se que o organismo humano necessita de certos nutrientes, sem os quais não ocorre o bom funcionamento dos órgãos vitais, e como conseqüência, não há saúde. Assim sendo, é nas hortaliças que vamos encontrar esses nutrientes indispensáveis a manutenção da saúde.
• A implantação da horta orgânica constitui um excelente recurso pedagógico, através do qual podemos trabalhar diversos aspectos, tanto cognitivos como sociais como: preservação ambiental, produção de alimentos de forma sustentável, importância da alimentação saudável, bem como despertar nos jovens o espírito cooperativo por meio de atividades que serão desenvolvidas no manejo e tratos culturais da horta.
• A E.E.F.M. José Milton de Vasconcelos Dias dispõe de amplas áreas ociosas que serão bem aproveitadas para este fim.

3. OBJETIVOS E METAS

3.1. Objetivo Geral

Produzir hortaliças de forma sustentável, sem o uso de produtos químicos, para complementação da merenda escolar e utilizar como recurso pedagógico para as aulas práticas.

3.2. Objetivos específicos
• Produzir hortaliças como: coentro, cebola, pimentão, tomate, alface, beterraba e cenoura.
• Promover aulas práticas para explicitar a importância das vitaminas e sais minerais essenciais no desenvolvimento do organismo.
• Promover a interdisciplinaridade entre as áreas de exatas, humanas e linguagens e códigos.

3.3. Metas
• Os ciclos das culturas a serem plantadas duram em torno de 80 a 100 dias, da semeadura à colheita. Após a estabilização, espera-se todo mês a produção de três canteiros prontos para colheita.

4. METODOLOGIA

1. Preparo do solo e construção de 10 canteiros de alvenaria, nas dimensões 10m x 1,0m e altura de 0,40 metros, os quais serão utilizados em forma de rodízio para garantir a disponibilidade de hortaliças durante todo o ano.
2. Um canteiro será utilizado para a produção de sementes.
3. Preparo e adubação dos canteiros. Serão utilizados areia e adubo orgânico (estrume e compostagem)
4. Semeadura dos três primeiros canteiros
5. A execução do projeto pelos alunos monitores será orientada pela professora de Biologia, serão 8 alunos no contra turno,somente no turno da manhã e a tarde, não funcionando a noite.

5. ATIVIDADES

1- Preparo do solo e construção dos canteiros: 15 dias
2- Preparo e adubação dos canteiros: 15 dias
3- Tratos culturais (limpeza, irrigação, etc.): permanente.

6.Este projeto ajudará toda a comunidade escolar, complementando a merenda escolar, beneficiando todos os alunos, servindo de suporte para aulas práticas bem como beneficiando a comunidade através da obtenção de produtos produzindos na horta.

PROJETO PLAY A SONG!

Caracterização do Projeto

O presente projeto consiste em se trabalhar a música em associação com os conteúdos ministrados nas aulas de Língua Inglesa. Observa-se que aulas de inglês que se resumem a exploração de regras gramaticais e leitura de textos não suficientementes atrativas para os alunos. Assim, é que se coloca o projeto na tentativa de ensinar inglês através da música. Os alunos são levados a montarem um show ao final do projeto com canções inglesas as quais numa fase anterior são usadas para explorar os conteúdos trabalhados em sala durante o ano letivo.



Justificativa do Projeto

Sabe-se que a música é uma das expressões artísticas que mais fala ao coração do homem. É difícil encontrar alguém que não goste de música; há sempre um estilo que combina com o gosto pessoal de cada um. Assim, usa-se a música como instrumento de motivação para o ensino de Línguas Estrangeiras como fator de grande importância. E se é verdade que a música tem um longo alcance nas pessoas de todas as idades, muito mais é o seu efeito junto aos adolescentes. Dessa forma, usar música como pretexto para fixar pontos gramaticais e/ou provocar discussões sobre aspectos sociais e culturais de um povo é muito útil, além de muito prazeroso.


Objetivos

OBJETIVO GERAL:

Melhorar a qualidade das aulas ministradas em Língua Inglesa, utilizando a música para despertar o interesse dos alunos e consequentemente melhorar o aprendizado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

•Melhorar no tocante a entonação e pronúncia;
•Explorar os conteúdos gramaticais a partir de letras de músicas;
•Utilizar estímulos audio-visuais para atrair a atenção dos alunos;
•Inserir o conhecimento da cultura inglesa através da música;
•Explorar o lúdico com a intenção de tornar mais agradável o aprendizado de Língua Inglesa.

METODOLOGIA

O projeto fora desenvolvido para ter ao menos três fases:

* A primeira fase será realizada em sala de aula levando em conta os seguintes passos:
* Os alunos de cada turma formam equipes de no máximo cinco membros;
* Escolhem uma música em inglês de qualquer gênero;
* Procuram o professor para inscrevê-la e verificar se a música escolhida ainda não fora inscrita por outra equipe da escola;



Montam o trabalho escrito que tem como itens obrigatórios:
* Letra da música
* Tradução;
* Aprofundamento de um ou mais pontos gramaticais e/ou textuais que estejam sendo trabalhados em sala ao longo do bimestre.

A apresentação:
* Leitura da letra da música por cada membro da equipe;
* Apresentação dos tópicos gramaticais e/ou textuais;
* Distribuição de cópia da letra para todos da turma;
* Ouvir CD;
* Equipe vai cantar a música.

Observação:
A primeira fase é obrigatória para todos e conta como nota parcial.

A segunda fase será realizada no palco da escola, onde se apresentarão somente os melhores trabalhos da primeira fase.

A terceira fase será realizada em local previamente agendado e nela se apresentarão tão somente os melhores trabalhos de cada escola.


Obs: A segunda e terceira fase é opcional e tem como prêmio troféu e nota na disciplina de língua inglesa.





PROJETO FLERTANDO COM A LITERATURA!

E.E.F.M JOSÉ MILTON DE VASCONCELOS DIAS
TÍTULO DO PROJETO: FLERTANDO COM A LITERATURA
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA, ARTE
PROFESSORA RESPONSÁVEL: MARIA VERA LUCIA DE OLIVEIRA
TURMA(s): 1° , 2º e 3º ANO DO ENSINO MÉDIO


I- JUSTIFICATIVA:

Uma escola comprometida com os verdadeiros ideais de educação deve buscar constantemente situações de aprendizagem que ajudem seus alunos a se descobrirem cidadãos do mundo. Por isso deve trabalhar para desenvolver potencialidades, formar competências, favorecer oportunidades, a fim de que adquiram autonomia progressiva e saibam partir de referências para construírem novos conhecimentos.
A escola contemporânea vem descobrindo a importância da leitura e o papel fundamental que o professor tem no desenvolvimento da capacidade leitora de seus alunos. Ler, entender, opinar, compartilhar são ações que formam alunos pensantes e participantes, sabendo observar valores, socializar e transformar novos saberes. Ler, também por prazer! Descobrir o inusitado, ver o outro através das palavras, sentir o outro. Deleitar-se, ir além do pensamento.
Sabendo que a leitura é “ uma janela aberta para o conhecimento de mundo”, justifica-se um trabalho de incentivo cada vez maior, crescente, contínuo e permanente nesse sentido . As dificuldades de leitura, escrita e compreensão apresentadas pelos alunos, bem como sua resistência em relação aos textos literários impulsionou a elaboração do projeto “ Flertando com a literatura “.
Esse projeto, como o título sugere, é uma tentativa de propiciar o contato do aluno com o texto literário de forma livre, sem a obrigatoriedade de um trabalho escolar que vise apenas a nota, de modo que ele possa “ flertar” com os gêneros literários, buscando conhecer suas especificidades, emocionar-se e, aos poucos, ser conquistado por esse universo mágico do conhecimento, que é a Literatura.
Para romper essa resistência ao texto literário e proporcionar os primeiros contatos com esse universo a ser desvendado, optou-se pela poesia, fábula, conto e crônica, por serem textos geralmente curtos, mas que permitem muitas possibilidades de explorar e entender o que as palavras sugerem e nem sempre mostram de forma clara, como um jogo em que cada um vai decifrar o que está por trás delas. Por outro lado o projeto também permite o contato com o gênero romance, abordando os clássicos e os contemporâneos. O “Flertando com a Literatura ” busca despertar o interesse pela Literatura, incentivando a leitura através de atividades diversificadas que favoreçam a criatividade, a expressão oral e escrita., possibilitando também elevar a auto-estima do educando.Como diz Marisa Lajolo a pessoa que entra em contato com esse universo literário torna-se uma pessoa mais dona de si, pelo que vivenciou nas leituras que fez e nas escritas que produziu.


II- OBJETIVO GERAL

· Incentivar a leitura de textos literários.


III- OBJETIVOS ESPECÌFICOS

· Apresentar os gêneros literários através de atividades diversificadas e prazerosas.

· Despertar a compreensão crítico-reflexiva em relação aos textos literários favorecendo a expressão oral e escrita.

· Conscientizar o aluno de que a Literatura proporciona novas possibilidades de
conhecimento e interação.

· Elevar a auto-estima do aluno facilitando a socialização com a comunidade
escolar através da exposição e da apresentação dos trabalhos desenvolvidos.


IV- METODOLOGIA

A metodologia para implementação do projeto “ Flertando com a literatura ” baseia-se na busca pelo prazer de ler, compreender e descobrir novos saberes que o universo literário possibilita, através de atividades diversificadas e criativas orientadas pelo professor e desenvolvidas pelos alunos em produções individuais e coletivas, procurando socializar e valorizar os trabalhos produzidos e os resultados conseguidos no decorrer do projeto.


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

· Apresentação de gêneros literários diversificados e suas especificidades.
· Roda de leitura.
· Escolha de textos literários para serem produzidos de forma artística:
declamação, dramatização, dança, música, desenho.
· Produção de textos literários.
· Apresentação dos trabalhos e socialização com a comunidade escolar.

V- RECURSOS

Livros didáticos e de pesquisa;
Livros paradidáticos: ( literatura em minha casa ) Para gostar de ler;
poesia, conto, crônica e fábula.
Laboratório de Informática.
CD’s
DVD’s
barbante, cola, fita adesiva, papel ofício, pincéis, canetinhas, lápis de cor.
máquina fotográfica.
colaboração dos professores, funcionários e núcleo gestor.


VI- CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

As atividades serão desenvolvidas mensalmente ( quatro aulas ) no decorrer do ano letivo e as apresentações serão bimestrais.

VII- AVALIAÇÂO:

A avaliação deverá se processar de forma natural, através da conversação diária, da observação de mudanças de atitudes e nos registros da rotina de atividades vivenciadas. Serão observados, também, os aspectos de participação e desempenho nas atividades propostas: leitura, compreensão, pesquisa, expressão oral, dramatização e produção escrita. Assim procedendo, poderemos verificar a capacidade e o potencial dos alunos, suas dificuldades e seus limites, incentivando e interferindo caso necessitem de ajuda para alcançarem vôos cada vez mais altos no universo da literatura.

VIII- CULMINÂNCIA / IMPACTO

As leituras,os trabalhos e atividades desenvolvidos em sala de aula e /ou em atividades domiciliares serão apresentados para a comunidade escolar bimestralmente com o objetivo de valorizar a criatividade, a expressão oral e escrita, elevando a auto-estima do aluno, facilitando a socialização e, promovendo,assim, uma melhoria no processo ensino-aprendizagem.

Nossa Missão:


Assegurar a comunidade uma educação de qualidade, inovadora, comprometida e integrada, valorizando as experiências no cotidiano do aluno, desenvolvendo um trabalho transparente e participativo.